quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paraquedismo

O pára-quedismo (AO 1990: paraquedismo) é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam de aeronaves, ou lugares fixos (BASE jumping), fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.O paraquedismo é um esporte de risco, em 13 de julho de 2011 existem 275 profissionais cadastrados junto a Federeção Brasileira de Pará-quedismo habilitados a ministrar cursos e realizar saltos duplos, antes de contratar o serviço do profissional verifique o tipo de habilitaçao no link da Federeção Brasileira de Pará-quedismo http://www.cbpq.org.br/profissionais.php



Galeria de fotos:























   





Videos:





Modalidades:
  • Salto semi-automático
  • Formações em queda livre (FQL ou TR (trabalho relativo) )
  • Estilo livre (freestyle) 
  • Pouso de precisão 
  • TRV (formações de velames) 
  • Freefly (FF) 
  • Skysurf 
  • Salto Tandem ou Salto Duplo 
  • BASE jumping 
  • Wingsuit
  • Pilotagem de velames (swooping) 
História:

O paraquedismo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é um esporte criado há pouco tempo. Na verdade ele vem do eterno sonho do ser humano, destinado a viver no chão, o sonho de VOAR! Voar livremente utilizando somente seu próprio corpo, assim como fazem os pássaros!

 O sonho tem início registrado ainda na mitologia, que mostra DEDALO e seu filho ÍCARO na busca de alçar voo com asas de penas de pássaro ligadas por cera.

Em 1306, aparecem registros de acrobatas chineses que se atiravam de muralhas e torres empunhando um dispositivo semelhante a um grande guardachuva que amortecia a chegada ao solo.

Em 1495, LEONARDO DA VINCI escreveria em suas notas: "Se um homem dispuser de uma peça de pano impermeabilizado, tendo seus poros bem tapados com massa de amido e que tenha dez braças de lado, pode atirar-se de qualquer altura, sem danos para si". DA VINCI é considerado também o precursor como projetista de um pára-quedas.

Em 1617, o italiano FAUSTO VERANZIO salta com um "paraquedas" da torre da catedral de Veneza, aterrando ileso diante dos espectadores.

Em 1783, SEBASTIAN LENORMAND constrói e patenteia um paraquedas com que repetidamente executa saltos.

 Em 1785, JEAN PIERRE BLANCHARD constrói e salta com um paraquedas feito de seda, sem a armação fixa que até então era utilizada para manter o velame aberto.

Em 1797, ANDRE-JACQUES GARNERIN, em Paris, salta de um balão a uma altura aproximada de 2000 pés. GARNERIN prossegue saltando regularmente e a ele a história deu a honra de ser considerado o PRIMEIRO PARAQUEDISTA DO MUNDO. Em 1802, em Londres, GARNERIN salta a 8000 pés, um recorde para a época. 

Onde Praticar:

http://adr22.blogspot.com/2011/09/onde-saltar-de-para-quedas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário